Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

No site http://www.naia-rs.org.br/ encontramos o texto Carta da Terra para crianças. Este livro faz parte de um projeto maior desenvolvido pelo NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e Adolescência): Vivemos Juntos : Conhecendo e Vivendo a Carta da Terra.
Não sabemos a fundo os objetivos deste projeto, mas uma coisa garantimos, o texto mencionado é riquíssimo para trabalhar a concientização nas crianças de que somos parte de um grande universo e que viver em harmonia é nossa obrigação.

Vejamos alguns trechos:

"Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família.
E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos". (p.1)

"Infelizmente...
Existem guerras, pessoas que tem fome, que não tem casa, nem escola, que estão doentes e que não tem ajuda médica. Além disso, existem pessoas que fazem mau uso da água, da terra e do ar; que maltratam os animais, as plantas e outras pessoas". (p.3)

"O que podemos fazer:
Nós, as crianças, faremos pequenos esforços diários, para transformar as coisas ruins em coisas boas. Iremos tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos. Se ajudarmos e respeitarmos os outros, viveremos com muito mais alegria e felicidade!!!
Além disso, pediremos um esforço por parte dos adultos: nossos pais, parentes e vizinhos para que se empenhem em construir um mundo melhor para todos: que preserve a natureza e defenda a ideia da paz". (p.4)

"Princípios da Carta da Terra:
1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas;
2. Sempre respeite estas três coisas:
    - A vida de todo e qualquer ser vivo;
    - Os direitos das pessoas;
    - O bem estar de todos os seres vivos.
3. Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar...
4. Mantenha limpo o lugar onde você vive;
5. Aprenda mais sobre o lugar onde você vive;
6. Todo mundo deve ter o que necessita para viver! Não deve existir a miséria;
7. Todas as crianças são igualmente importantes;
8. Sempre defenda a ideia de que qualquer criança tenha comida, casa, família, escola, amigos, brinquedos, alegria e, se estiverem doentes, médico e medicamentos;
9. Diga sim à paz e não à guerra;
10. Estude dando especial atenção para aquelas coisas que o ajudarão a conviver melhor com as outras pessoas e com nosso planeta". (CARTA DA TERRA, 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário