Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ATERRO SANITÁRIO

Para cumprirmos uma etapa importante do Projeto Criançada Bacana (Projeto Agrinho), fomos visitar o aterro sanitário do nosso município. Em sala de aula discutimos sobre a relevância da atitude de separar o lixo doméstico: lixo orgânico e lixo seco e ainda sobre a destinação correta para ele. Muitas crianças não sabiam onde é colocado o lixo que produzimos em casa. Então, para concluirmos o ciclo do conhecimento estudado, fomos ver "in loco" o que acontece com os objetos e dejetos que descartamos.


A Secretaria de Educação da Prefeitura municipal de Arapongas providenciou o nosso transporte.
Estamos de saída.



Fomos recepcionados pelo gerente de serviços operacionais da empresa responsável pelo aterro, Sr. Jeferson e pelo Secretário do Meio Ambiente, o Sr. Luiz Gonzaga,  que gentilmente se ofereceu para nos acompanhar e sanar nossas dúvidas durante a visita.


Estas foram as primeiras imagens que vimos.




Vimos também um caminhão descarregando lixo.

Em seguida a máquina começa a aterrar o lixo despejado.



O Sr. Secretário nos explicou que o solo foi preparado para receber as camadas de dejetos com uma geomembrana e argila que impede sua contaminação.



Em seguida nos levou até as piscinas de chorume, líquido produzido pela decomposição de material orgânico. Todo o chorume é captado e trazido para estes tanques.


Acima, aparelhagem para captação do chorume e no canto esquerdo há um poço artesiano que é utilizado para captar água do subsolo na intenção de realizar exames laboratoriais mensais na cidade de Curitiba para manter a  qualidade da água.


Nossa próxima parada foi o paredão de terra onde se extrai a argila utilizada para impermear o solo.
A professora Michele também nos acompanhou.



Para completar a visita, o Sr. Secretário nos falou a respeito da área verde que cerca todo aterro, o que confirma todo o cuidado para evitar a contaminação do solo.




A equipe do programa SOS Comunidade, programa regional apresentado pelo Vereador Sergio Onofre, esteve presente em nossa visita.

 



 Ao final da visita, explicamos para os jornalistas o que é o Projeto Criançada Bacana e qual seu objetivo.



Em seguida, foi a vez do Secretário do Meio Ambiente.



Alguns alunos também falaram sobre a importância do projeto.
Matheus, Jonas e Isadora.


Sr. Luiz Gonzaga, Sr. Jeferson.


 Professora Adriana e Coordenadora Gracia com a sensação do dever cumprido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário