Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2011

ILHA DAS FLORES

Este vídeo mostra um pouco da realidade brasileira. Se a educação do nosso país não for revista, infelizmente esta realidade continuará a existir.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

DISCUSSÃO SOBRE COMPORTAMENTOS HUMANOS

Hoje conversamos muito sobre o comportamento das pessoas frente a miséria e a poluição e sobre como as crianças, futuros adultos, precisam agir para tentar reverter esta situação de destruição da humanidade e da natureza.
As crianças do 5º ano A, chegaram a conclusão de que é preciso pensar diferente do que os adultos pensam atualmente.
"Devemos estar preparados para viver no futuro e só estudando vamos ler mais e saber mais" afirmou a aluna Maria Eduarda.

DESTAQUE NO JORNAL

HOJE A ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª HELOIZA GIANCRISTOFARO TEVE MATÉRIA DE DESTAQUE EM UM JORNAL DE CIRCULAÇÃO REGIONAL.
A MATÉRIA DIVULGA O FEITO DE NOSSOS ALUNOS NO CONCURSO DE DESENHOS REALIZADO PELA UNIÃO EUROPÉIA.
PARABÉNS!
Aqui estão os desenhos premiados!

É a nossa escola proporcionando um ensino de qualidade para os alunos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

CONSCIENTIZAÇÃO GERAL NA ESCOLA


Hoje os alunos do 5º ano A e a professora Adriana percorreram a escola para fixar cartazes, produzidos pelos próprios alunos, a respeito de como todos (mesmo os pequeninos) podem colaborar com pequenas ações e atitudes para tornar o ambiente escolar, bem como sua comunidade em um lugar que respeita o meio ambiente, as pessoas e a própria vida.


Colamos os cartazes nos bebedouros, banheiros masculino e feminino, corredores e pátio da escola.

Momento de concentração.

Exposição de ideias.

CONSCIENTIZAÇÃO

O Jonas espera que ao verem esse cartaz as pessoas se lembrem de que a água é um recurso natural esgotável.

A Rafaela e a Ana Paula também colaboraram escrevendo pequenas atitudes que podemos realizar que fazem bem ao mundo.

É isso aí!

CONSCIENTIZAÇÃO

O Douglas colocou o aviso no banheiro dos meninos.

O Alan ficou de costas... Mas o cartaz tá legal!

A Geise ajudou a colocar o aviso no banheiro das meninas: FECHE A TORNEIRA.

CONSCIENTIZAÇÃO

Desenho do José e do Lucas

Aluna Keila alertando, a todos os alunos da escola, que devemos cuidar mais do nosso país.

Olha aí!

Gabrielle colocando o cartaz com alguns dizeres sobre como pequenas atitudes realizadas diariamente colaboram na construção de um ambiente melhor.

CONSCIENTIZAÇÃO

Luiz Carlos colando o cartaz no bebedouro.

Lindo.

Olha o José e o Lucas Rocha contribuindo com mais desenhos...

CONSCIENTIZAÇÃO

Trabalho em grupo

O Jonas desenha muito bem...

Informação.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DIA DOS AVÓS

Hoje nossa escola comemorou o "Dia dos Avós". Convidamos os avós de nossos alunos para passarem a tarde conosco, onde puderam ouvir a palestra de um fisioterapeuta, ouvir músicas em sua homenagem, compartilhar experiências de vida e ainda apreciar um delicioso chá da tarde.
A todos os avós desejamos felicidades e o respeito de toda a sociedade com quem tem muito a nos ensinar.
PARABÉNS!!

LIXO - UM PROBLEMA MODERNO

Hoje vimos em nossos estudos que:
"Visto como um dos problemas ambientais que colocam em risco a vida do planeta, o lixo é uma preocupação mundial. Há falta de lugares apropriados para depositar a grande quantidade de lixo que geramos todos os dias. Só no Brasil, são produzidos diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo. Deste total, a maior parte vai para lixões a céu aberto, apenas uma pequena porcentagem é levada para locais apropriados". (fonte: www.reciclagemlixo.com)

Segundo o site www.arapongas.pr.gov.br/relatorios/seaspma.pdf a cidade de Arapongas - Pr produz diariamente cerca de 80 ton de lixo.
Certamente, o volume de lixo produzido ultrapassa a capacidade de absorção da natureza. Por não saber o que fazer com tanto lixo, muitos cidadãos acabam dando a ele um destino inadequado, causando a degradação da água, do solo, do sobsolo e até do ar.

Com isso, as crianças do 5º ano A se mostraram interessadas em saber para onde vai o lixo produzido em nossa cidade, assim, agendamos uma visita ao aterro sanitário para podermos conferir.
Nossa visita acontecerá no dia 02/08/2011 durante o horário de aula.

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

No site http://www.naia-rs.org.br/ encontramos o texto Carta da Terra para crianças. Este livro faz parte de um projeto maior desenvolvido pelo NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e Adolescência): Vivemos Juntos : Conhecendo e Vivendo a Carta da Terra.
Não sabemos a fundo os objetivos deste projeto, mas uma coisa garantimos, o texto mencionado é riquíssimo para trabalhar a concientização nas crianças de que somos parte de um grande universo e que viver em harmonia é nossa obrigação.

Vejamos alguns trechos:

"Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família.
E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos". (p.1)

"Infelizmente...
Existem guerras, pessoas que tem fome, que não tem casa, nem escola, que estão doentes e que não tem ajuda médica. Além disso, existem pessoas que fazem mau uso da água, da terra e do ar; que maltratam os animais, as plantas e outras pessoas". (p.3)

"O que podemos fazer:
Nós, as crianças, faremos pequenos esforços diários, para transformar as coisas ruins em coisas boas. Iremos tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos. Se ajudarmos e respeitarmos os outros, viveremos com muito mais alegria e felicidade!!!
Além disso, pediremos um esforço por parte dos adultos: nossos pais, parentes e vizinhos para que se empenhem em construir um mundo melhor para todos: que preserve a natureza e defenda a ideia da paz". (p.4)

"Princípios da Carta da Terra:
1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas;
2. Sempre respeite estas três coisas:
    - A vida de todo e qualquer ser vivo;
    - Os direitos das pessoas;
    - O bem estar de todos os seres vivos.
3. Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar...
4. Mantenha limpo o lugar onde você vive;
5. Aprenda mais sobre o lugar onde você vive;
6. Todo mundo deve ter o que necessita para viver! Não deve existir a miséria;
7. Todas as crianças são igualmente importantes;
8. Sempre defenda a ideia de que qualquer criança tenha comida, casa, família, escola, amigos, brinquedos, alegria e, se estiverem doentes, médico e medicamentos;
9. Diga sim à paz e não à guerra;
10. Estude dando especial atenção para aquelas coisas que o ajudarão a conviver melhor com as outras pessoas e com nosso planeta". (CARTA DA TERRA, 2003)

terça-feira, 26 de julho de 2011

ESTAMOS TRABALHANDO!

Confecção de cartazes sobre como atuar para evitar o desperdício de água na escola.

Trabalho em equipe

Saber e atuar

Compartilharemos o conhecimento com os demais alunos da escola.

Carinho e atenção durante o trabalho.

GALERA DO BEM

Professoras e professor, secretária, coordenadoras e diretora.

OPINIÃO DOS PAIS

Os pais da Rafaela acreditam que a conscientização das pessoas através de palestras nos bairros, escolas e postos de saúde é fundamental e que ainda pode-se contar com as informações contidas nos canais de televisão, internet e rádios.
"Este é um problema de todos", afirmaram.


Perguntamos aos pais do garoto Guilherme qual mundo eles queriam deixar de herança para as próximas gerações: "Um mundo sem guerra,sem poluição, unidos contra as doenças que muitas vezes são criadas pelos maus cuidados que temos com a natureza".

OPINIÃO DOS PAIS

Os pais do Alan também estão preocupados com os problemas socioambientais. Entrevistados, eles afirmam: "Hoje, ainda podemos ver pessoas interessadas em ajudar na proteção do meio ambiente, porém muitas coisas estão acontecendo porque levamos muito tempo para entender que a natureza não é igual a construção de uma casa que se faz em alguns meses, ela demora muitos anos para se refazer".

PROFESSORAS

Prof.ª Dulcina (5º C), Prof.ª Adriana (5º A) Prof.ª Ana Carolina (5º B)

ESCOLA EM FESTA!

Olha que lindo o desenho do José! (fotocópia)

José, suas familiares e a Gracia

Parabéns José!

ESCOLA EM FESTA!

Nossa Escola teve a alegria de saber que dois de nossos alunos foram finalistas em um concurso de desenho promovido pela União Européia, onde representaram o Brasil brilhantemente.
O aluno da Professora Márcia do 3º ano B, Alex de Lima, classificou-se em 1º lugar e José da Paixão Daniel do 5º ano A da Professora Adriana em 3º lugar.
Detalhe: foram escolhidos entre 1522 participantes de todo o Brasil.


José (5º ano A)

José e sua profesora orgulhosa.

Assim que tivermos a foto do garoto Alex também a postaremos.

OPINIÕES

"Queremos um futuro com qualidade de vida e com a natureza plena e presenvada para as novas gerações"
Antonia, Iraci e Iraci

OPINIÕES

"Se cada um fizer a sua parte e direcionar seu olhar para a necessidade da preservação da vida, ela corresponderá com alegrias e grandes realizações".
Diretora Ana Claudia

OPINIÕES

"Através da conscientização e atitudes positivas diárias certamente colheremos um futuro mais promissor para a humanidade".
Coordenadora Gracia
A coordenadora Viginia concorda com a ideia de que "a grande preocupação deste século sem dúvida está direcionada ao comportamento do ser humano diante da preservação ambiental".
Já a Vera, secretária da E. M. Profª Heloiza Giancristofaro afirma que "nosso futuro estará comprometido se mudanças emergentes não foram praticadas".

OPINIÕES


Elizabeth, uma de nossas coordenadoras disse que "um dos temas mais procurados a todo momento é sobre a situação do meio ambiente, que é de interesse de todos mas poucos são os que se preocupam. Para que o nosso povo tenha qualidade de vida a única solução é nos educarmos e mostrarmos às nossas crianças que  há diferentes maneiras de ajudar o meio ambiente como por exemplo em sua própria casa, reduzindo assim o impacto sobre o planeta".

OLHA QUEM ESTAVA FALTANDO...

ANA PAULA

MARIANA

LUCAS ROCHA

JONAS

segunda-feira, 25 de julho de 2011

TEMOS QUE AJUDAR

"TEMOS QUE AJUDAR!"  ESSE FOI O LEMA DE HOJE.
 APÓS AS DISCUSSÕES AS CRIANÇAS REGISTRARAM O QUE FOI TRATADO COMO COMPROMISSO DE CADA UM PARA MELHORAR O AMBIENTE ONDE ESTÃO INSERIDAS.
A TAREFA DE HOJE CONSISTE EM CONVERSAR COM SEUS PAIS E EXPLICAR O MATERIAL DE APOIO TRABALHADO EM SALA DE AULA E EM SEGUIDA PERGUNTAR E REGISTRAR NO CADERNO SUA OPINIÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR.

Veja abaixo algumas pequenas ações que os alunos do 5º ano A listaram e que podemos realizar  todos os dias para ajudar a tornar o mundo melhor:
- reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas para lavar as calçadas;
- tomar banhos mais curtos;
- jogar o lixo no lugar certo;
- separar o lixo doméstico: orgânico e seco;
- cuidar dos animais domésticos e silvestres;
- fechar a torneira enquanto escovamos os dentes;
- respeitar e ser cordial com as pessoas;
- plantar árvores e flores;
- colocar o óleo de cozinha usado em garrafas PET para que tenham o destino certo.

ASSUNTO SÉRIO

Na discussão de hoje falamos sobre a importância do mundo em que vivemos, que é preciso cuidar bem dele e ainda, que a responsabilidade da sua preservação depende de cada pequena ação que realizamos no dia a dia.
SOSSEGO...

AMO MUITO TODOS ELES!! (e ainda estão faltando 5, o Jonas, a Ana Paula, Lucas Rocha, Mariana e a Joana)

OLHA A COZINHA...